Confira os pontos da lista elaborada pelos alunos:
— Falta de espaço físico para alunos devido ao aumento desproporcional da relação aluno/espaço;
— Transparência no orçamento da Universidade;
— Iluminação das Unidades;
— Segurança;
— Obras da futura casa do estudante e da creche;
— Proporcionalidade na relação assistência estudantil/aumento de alunos;
— Aquisição de livros sem respeitar listas elaboradas por docentes;
— Obras do projeto Reuni em atraso;
— Aquisição de prédios sucateados para reforma;
— Pulverização dos espaços da Universidade pela cidade de Pelotas;
— Gastos de custeio UFPel;
— Proporcionalidade no aumento de alunos/professores;
— Laboratórios de práticas em condições inadequadas de segurança;
— Descarte de resíduos químicos inadequados;
— Inexistência de Hospital Universitário para áreas da saúde;
— Inexistência de laboratórios, como exemplo, o curso de jornalismo;
— Transferência da pós-graduação para local distante da graduação;
— Aquisição de prédios sucateados sem consultar as universidades envolvidas;
— Consulta à comunidade sobre alterações no Estatuto da UFPel;
— Hospital Veterinário em condições inadequadas;
— Espaços inadequados a portadores de necessidades especiais;
— Cada do Estudante em péssimas condições elétricas e hidráulicas;
— Bibliotecas desatualizadas e com pouco horários de funcionamento;
— Ginásios da ESEF em condições inadequadas;
— Ausência de linha de transporte que integra a Universidade;
— Transporte ao campus de modo insatisfatório;
— Relação de imóveis alugados pela Universidade;
— Destino dos prédios sucateados comprados e gastos com reformas;
— Deficiência orçamentária das Unidades.
Reunidos, professores, funcionários e estudantes decidiram exigir o preceito constitucional da gestão democrática da educação, eleições democráticas para a Reitoria no ano de 2012, mapear e buscar respostas oficiais da administração central e das unidades acadêmicas acerca da forma como a expansão do
REUNI tem se dado na UFPEL - se nosso orçamento é suficiente ou não, para que setores tem sido distribuído, se há ou não favoritismo para unidades acadêmicas, se há ou não priorização orçamentária pra assistência estudantil e da qualidade de ensino, pesquisa e extensão.
REUNI tem se dado na UFPEL - se nosso orçamento é suficiente ou não, para que setores tem sido distribuído, se há ou não favoritismo para unidades acadêmicas, se há ou não priorização orçamentária pra assistência estudantil e da qualidade de ensino, pesquisa e extensão.
Pra tudo isso, foi fundado o FÓRUM PELA DEMOCRACIA E CONTRA A PRECARIZAÇÃO, que reune ASUFPEL, ADUFPEL e DCE/UFPEL. As ações do FÓRUM têm sido de reunir-se com diretores de unidades acadêmicas e com a Reitoria, levando-lhes ofícios e solicitações de esclarecimento. Dez são os questionamentos que entregamos, ainda em agosto, à Reitoria da UFPEL. O compromisso de resposta foi dado em reunião oficial com o Reitor César. Confira todos os questionamentos logo abaixo.
2012 é um ano central na história da UFPEL. O compromisso da comunidade universitária pelas eleições diretas e pela Universidade já foi dado em diversos atos, como ofícios, Seminário pela Educação, entre outros. Dependendo do teu voto, o DCE defenderá alguns mesmos, alguns outros, ou a comunidade universitária como um todo, como essa Gestão fez questão de demonstrar ao longo do ano! Que venha mais democracia! MAIS VALE O QUE SERÁ!
a) Quantos e quais imóveis a universidade detém como propriedade (inclusos os respectivos valores de aquisição e de mercado);
b) Quantos e quais imóveis a universidade aluga (inclusos os respectivos valores de aluguéis);
c) Qual a atual divisão orçamentária da universidade (discriminando os gastos com assistência estudantil, aluguel de propriedades, salários de servidores docentes e servidores técnico-administrativos, funções gratificadas, bolsas de pesquisa, bolsas de extensão, manutenções de estrutura, investimentos de estrutura etc.);
d) Quantos docentes estatutários foram contratados após a adesão ao Programa REUNI (inclusas lotações dos docentes por unidade acadêmica );
e) Quantos docentes provisórios foram contratados em 2011 (inclusas lotações dos docentes por unidade acadêmica);
f) Quantos funcionários estatutários foram contratados após a adesão ao Programa REUNI (inclusas lotações dos funcionários por unidade acadêmica);
g) Quantos funcionários terceirizados existem hoje na Universidade (inclusas lotações dos funcionários por unidade acadêmica);
h) Qual a verba recebida pelo PNAES à aplicação em assistência estudantil na universidade (discriminadas por ano, desde a criação do Programa);
i) Qual a previsão de construção das novas casas de estudantes no Campus Centro, Campus Porto e Campus Capão do Leão (inclusa remessa de cópia do projeto);
j) Quais compromissos foram assumidos pela UFPEL com o MEC quando da celebração de acordo de metas do REUNI, bem como quais foram as contrapartidas acertadas (inclusa remessa de cópia do acordo de metas e do projeto apresentado ao MEC).
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