Quantos estamos colorindo!

38

Apresentação.

Sinta-se em casa no blog do Coletivo Todas As Cores - Se Muito Vale o já Feito, Mais Vale o Que Será! CHAPA 1 DCE UFPEL, este blog é feito para nós!



domingo, 7 de novembro de 2010

COORDENADORIAS

Finanças e Administrativo
As Finanças do DCE são de todo estudante da UFPEL. São tuas. Por isso a gestão de 2011 foi muito diferente da gestão anterior, de 2010, que agora aprece como oposição. Por isso seguiremos assim. Nosso trabalho tem de ser transparente. Observamos como a obscuridade e não-aprovação da prestação de contas da gestão de 2010, como também as carteirinhas não serem entregues, prejudicaram muito o estudante da UFPEL. Queremos diferente. Já fizemos. Faremos mais.

Estrutura e assistência estudantil
A cada semestre, novos estudantes encaram a dura realidade de cair de pára-quedas em uma universidade que não oferece as condições necessárias de assistência estudantil e estrutura. De alimentação a moradia, passando por direito a poder estudar com qualidade, com oferecimento e boa remuneração de bolsas de pesquisa e extensão, temos muito o que melhorar na UFPEL. Para isso é fundamental a mobilização permanente dos estudantes e do DCE no levantamento dos problemas estruturais e possíveis soluções, contextualizando a UFPEL no panorama nacional da educação pública e buscando reivindicar soluções à Reitoria e ao Governo.

Combate às opressões
Uma das marcas da Gestão TODAS AS CORES foi sua luta pela diversidade, pluralidade e contra as opressões. Ainda vivemos uma realidade excludente, em que cor da pele, sexo, classe social, sexualidade e religião influenciam nas oportunidades e nas relações sociais d@s pessoas. Reconhecer essa realidade e encarar o problema é o primeiro passo. Queremos debater e combater qualquer tipo de preconceito, lutando por uma sociedade igualitária.
“Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres” (Rosa Luxemburgo)

Geral
Para garantir um bom funcionamento e organização da entidade, propomos uma coordenadoria geral com a finalidade de integrar o trabalho das coordenadorias do DCE de maneira democrática, sem tomar para si decisões importantes e trabalhando sempre na base do diálogo e na busca por consenso. Garantindo uma gestão horizontal, transparente e na qual a luta por democracia esteja presente sempre e em todos os espaços da universidade, começando pelo próprio DCE.

Comunicação
Em 2011, foram criados o site, o Programa de Rádio e os Jornais do DCE, além de sua efetiva e séria inserção nas redes sociais. O DCE tem que estar em permanente diálogo com todos os estudantes da UFPEL. Para isso é fundamental linhas diretas de contato com os estudantes, possibilitando assim  ferramentas de informação sobre os acontecimentos da universidades e luta dos estudantes.

Construção política:
De uma hora para a outra nos encontramos inseridos na realidade acadêmica da universidade. E, de fato, vamos nos adaptando a ela e naturalizando que os problemas “são assim – e ponto”. É necessário, porém, ampliar nossa visão, ver a universidade como parte da sociedade e a função dela para a mesma. É hora de questionar, e questionando construir: Construir conhecimento, visão e consciência, política e social, do mundo que nos cerca, para assim lutar por uma transformação real na universidade e na sociedade. Esta coordenadoria tem o papel de debater, junto aos estudantes e aos centros e diretórios acadêmicos, os processos políticos que ocorrem na Universidade, na situação educacional do país e na sociedade que influenciam, direta e indiretamente, os acontecimentos da UFPEL.

Esporte e lazer
DCE também é integração pelo esporte, também é juntar a galera em campeonatos e eventos esportivos, bem como batalhar para que a universidade tenha mais espaços para a prática de esportes e convivência entre o pessoal dos diferentes cursos. A coordenadoria vem então com o intuito de promover esses espaços valorizando tod@s @s estudantes e todos os esportes.

Cultura
“A gente não quer só comida”! Queremos a valorização das produções universitárias e locais, utilizando espaços públicos para a realização de eventos abertos, como nos Festivais de Bandas deste ano, realizados na Pça. Cel. Pedro Osório e no Quadrado. Garantir ao estudante o direito à cultura e a expressão de suas subjetividades e espaços de integração e trocas de experiências sobre as questões culturais da nossa sociedade.

Integração Social
A universidade tem construído cada vez mais laços com a comunidade da região e acreditamos que o DCE cumpre importante papel nestas relações, seja participando de conselhos, apoiando projetos ou unindo diferentes setores sociais por objetivos comuns. Nesse sentido surge a integração com a população e com os demais movimentos em busca de uma sociedade onde educação seja prioridade.


CONSELHOS SUPERIORES

CONSUN
O Conselho Universitário da UFPel tem a função de aprovar as decisões mais importantes da universidade, como a adesão a programas do governo federal, criação de novos cursos e escolher o nome do novo reitor. Os estudantes participam na proporção de 15% dos membros.

COCEPE
No COCEPE são debatidos, e aprovados ou não, as questões relativas a ensino, pesquisa e extensão

CONDIR
No CONDIR são aprovadas as finanças da universidade, bem como os debates a respeito das fundações privadas de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário