Quantos estamos colorindo!

Apresentação.

Sinta-se em casa no blog do Coletivo Todas As Cores - Se Muito Vale o já Feito, Mais Vale o Que Será! CHAPA 1 DCE UFPEL, este blog é feito para nós!



quarta-feira, 20 de abril de 2011

A gente entica, eles trabalham!

A foto ao lado é apenas mais uma imagem,  mais um dia na vida de vários alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mostra alunos em uma fila gigantesca para conseguir almoçar no Restaurante Escola do Centro, torrando a cabeça no sol, aguentando vento na cara.

Mesmo com o aumento na tarifa do restaurante durante o período das férias, os problemas continuam. Além disso, alunos que fazem parte do programa "auxílio alimentação" não podem faltar as refeições, pois correm o risco de perder suas bolsas; não podem faltar as aulas, pois correm o  risco de não manter a frequência mínima nas aulas, então perdem as disciplinas e as bolsas, ou seja, os alunos estão sempre perdendo. Sem contar que o tempo perdido na espera ninguém irá compensar. Tempo perdido é vida jogada pela janela, idéias e ações que a Universidade e a sociedade perdem.

É justo nós, estudantes, perdemos nosso tempo numa fila? Torrando no sol?
E aquele senhor grisalho será que ainda pode perder tempo na fila para almoçar? Peraí, mas aquele não é o Vice-reitor?

Sim. Pensando em tudo isso, o DCE - UFPel Gestão TODAS AS CORES redigiu um ofício (39/2011), anexou o ABAIXO ASSINADO recolhido dias antes, e encaminhou no dia 18 de maio de 2011 ao Vice-Reitor da UFPel, Prof. Manoel Brenner de Moraes, membro do Comitê Gestor do R.E., onde fez-se relato dos problemas físicos do atual restaurante escola do Centro e pediu-se agilidade na conclusão da obra do Novo Restaurante Escola.

Além disso, o DCE convidou o Vice-Reitor para almoçar no R.E. Centro por conta do DCE, para ele que pudesse sentir a dificuldade vivida pelos estudantes na própria pele.

Não resta dúvidas de que ele sentiu. Sentiu e ouviu muitos problemas não somente pelo viés do DCE, mas também por quem trabalha neste espaço, como a nutricionista responsável (Moema Zambiazi - foto ao lado). Diversas idéias foram expostas e soluções discutidas, como a possibilidade de um cardápio vegetariano, onde se propôs projeto conjunto com o Restaurante sobre a encomenda de comida vegetariana. Segundo Moema, "Essas idéias são possíveis desde que bem planejadas e orçadas. Por exemplo: está se estudando trocar o arroz normal pelo integral e já se tentou trazer tofu para colocar junto a comida, no entanto, ainda não se conseguiu." Ela relatou também que o espaço atual de 100 lugares será triplicado no novo prédio.

Porém, ao ser questionado pelo DCE sobre uma data limite para inaugurar o novo prédio (Quinze de Novembro, entre Tiradentes e Telles), o Vice-Reitor disse que naquele momento não saberia precisar a data, mas que estaria logo ao sair dali trabalhando para informar à comunidade acadêmica quando essa "tortura" terminará.

Isso não demorou a acontecer, pois na mesma tarde do almoço foi lançado no site da UFPel a notícia de que a inauguração do Novo R.E. será dia 29 de maio de 2011, as 11h. Isso mostra que o DCE está cobrando da Reitoria, com respaldo dos discentes. E, se esta inauguração não ocorrer, estaremos na frente do novo prédio fazendo uma grande manifestação, pois não aceitaremos ser enrolados. ESTAMOS DE OLHO!!

O DCE está se movendo para cobrar melhorias, mas não fará isso sozinho, fará com TODOS os alunos, TODAS AS IDÉIAS, TODAS AS CORES!

Os cães ladram, mas a caravana passa!

Venha ser da caravana do DCE-UFPel!

dceufpel2011@gmail.com
32276560

Rua Félix da Cunha, 64.

Nenhum comentário:

Postar um comentário