Quantos estamos colorindo!

Apresentação.

Sinta-se em casa no blog do Coletivo Todas As Cores - Se Muito Vale o já Feito, Mais Vale o Que Será! CHAPA 1 DCE UFPEL, este blog é feito para nós!



segunda-feira, 4 de abril de 2011

Calourada DCE UFPel

UMA CALOURADA PARA RECOLORIR E DEMOCRATIZAR: Essa é a essência da Calourada 2011. E é nesse sentido que estamos trabalhando empenhadamente para receber nossos Calouros. Todo mundo tem que poder participar, todo mundo tem que ter alguma atividade de interesse, todo mundo tem que se sentir abraçado por sua entidade representativa. Já que nossa Universidade é geograficamente fragmentada e como seres humanos temos interesses – muitas vezes – completamente diferentes, nos preocupamos em incluir o maior número de pessoas que conseguíssemos nessas atividades. Ainda na Pré-Calourada houve um Barracão Itinerante no Carnaval de Rua Pelotense, a inesquecível festa de carnaval, como nos velhos tempos, intitulada Vai Haver Barulho no Chatô (e houve muito), a conquista da volta do tradicional Carreteiro pra galera do Campus e a Festa da Helô pra galera do Porto.
Na programação oficial da Calourada tem Mateada pra tudo que é lado – Anglo, ESEF, Capão do Leão – porque de roda de chimarrão, até quem não é daqui, gosta. Tem oficina de Dança Afro e Oficina de Capoeira pra quem ama ou quer aprender sobre a cultura que lateja em nossas veias. Tem a Mostra de Artes Visuais pra quem desenha, pinta, faz instalação, faz performance, pra quem quer apreciar ou quer conversar. Tem Oficina de Encadernação pra quem gosta de pensar o caderno como algo além de um produto industrial, mas algo a ser construído com personalidade, pra quem quer construir um caderno com folhas velhas, pra quem gosta do fazer, pra quem gosta de escrever, pra quem gosta de ler. Tem também a exibição de “O Grande Tambor” pra gente pensar as marcas culturais que a cultura africana nos deixou e a exibição do “Sonho Real: Uma história de luta por moradia” pra gente prestar atenção em um problema social que nos cerca e que também somos responsáveis. Pra quem corre riscos com sua bicicleta pelas ruas de Pelotas ou pra quem simpatiza com a causa de quem luta por uma vida saudável e sustentável tem a BiciCalourada. Pra quem participa do Movimento HipHop ou quer conhecer ou quer conversar com algumas pessoas bacanas que se dedicam seriamente em Pelotas tem a atividade do Grupo InRua pra prestigiar. Tem também o Show de Bandas pro pessoal curtir música: Seja ela samba, MPB, Reggae ou Rock. Ou tudo junto e misturado. Por fim, como não poderia deixar de ser, tem as festas pra Todas as Cores: O Bixo Vai Pegar na Luna pra quem curte pagode e música eletrônica e Festa no Odeon pra quem gosta de pop, indie, eletro, trash, batucadadebamba ou pra quem nunca foi no Odeon e morre de vontade de conhecer ou pra quem já foi ou vai sempre e adora.
Depois da Semana Cultural da Calourada tem a I Jornada de Debates Universitários do DCE. O objetivo aqui é trazer à tona inúmeras questões que enfrentamos diariamente na nossa Universidade, é estabelecer um espaço em que possamos aprender e ouvir os demais para podermos nos organizar cada vez mais pela Instituição em que estudamos e que é pública, portanto é financiada por toda a população, necessariamente devendo retornar à sociedade o investimento que é posto em cada sala de aula, laboratório, salário de professor, de funcionário e estrutura, de maneira geral, que nos é disponibilizada gratuitamente. Precisamos saber para que(m) estudamos em uma universidade pública e em que medida ela realmente tem cumprido e nos permitido cumprir nosso papel. Aí entram temas como o Transporte Universitário, Assistência Estudantil, Cotas na Universidade, Extensão, Democracia Universitária, além de temas que ultrapassam os muros acadêmicos, mas que nos afetam enquanto cidadãos, como Saúde Pública, Meio-Ambiente e Agroecologia, da Legalização do Aborto até Casamento LGBT, Planejamento Urbano e exclusão na cidade, Ciência e Tecnologia.
A Calourada 2011 foi pensada sempre, exceto as festas, pra acontecer em espaços públicos, ao ar livre, mais aberta e democrática possível. Pode ir quem quiser, não precisa ser bixo nem aluno da UFPel. O objetivo é criar laços, espaços bacanas de convívio social, de troca de conhecimento. Momentos em que possamos olhar uns para os outros, ouvir, sentir, pensar, respirar, lutar, nos divertir, sorrir.

DCE UFPEL, Gestão Todas as Cores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário